quinta-feira, 28 de abril de 2011
Peixe de Páscoa com a Tatiana/SP
Ingredientes do Peixe
01 kg de filés de merluza (abrótea, robalo, côngrio, cação)
02 pimentões picados (vermelho e amarelo)
01 cebola grande em rodelas
03 tomates cortados em rodelas
03 batatas médias descascadas e picadas
01 batata em rodelas finas
Azeite de oliva a gosto
Caldo de meio limão
Sal e alho a gosto
Cheiro verde picado
Ingredientes da farofa
200g de farofa pronta
03 ovos batidos
½ cebola picada
01 banana picada
50g manteiga
Sal e alho a gosto
Cheiro verde picado
Modo de Preparo do Peixe
(Forno ou fogão)
Tempere os filés com alho, sal e limão. Reserve. Forre um refratário com as rodelas de batata, despeje um fio generoso de azeite. Disponha os filés sobre as batatas e sobre estes as batatas picadas, os pimentões, tomates, a cebola e o cheiro verde. Cubra com papel alumínio e leve ao forno ou boca do fogão.
Observe o caldo, se fizer muito volume pode ser retirado e engrossado para servir como molho.
Nota: Ao servir podem-se acrescentar azeitonas pretas e ovos cozidos em rodelas.
Modo de Preparo da Farofa
Derreta a manteiga, junte o alho e a cebola, doure, junte os ovos, frite-os, envolva a farofa mexendo suavemente, coloque a banana, o cheiro verde. Misture tudo acrescente o sal (se necessário) e sirva quente.Acompanha Arroz com açafrão.
Receita e foto de Daniel MM
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Um lanche especial!
Ingredientes
01 pão tipo francês
01 ovo
01/02 fatias generosas de queijo colonial meia-cura
01 linguiça alemã sem pele
Manteiga a gosto
Modo de Preparo
Corte o pão em duas metades passe manteiga a vontade.
Frite o ovo na manteiga e deixe a gema mole. Reserve.
Frite a linguiça alemã na frigideira sem óleo até dourar os lados.
Frite o pão na parte amanteigada, em uma das partes coloque as fatias de queijo, sobre essas a linguiça e após o ovo, cubra com a outra metade e toste na frigideira ambos os lados. Corte em duas metades e sirva com café preto (coado em coador de pano). Bom apetite!
Receita e foto de Daniel MM
terça-feira, 19 de abril de 2011
FELIZ PÁSCOA!!
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas
domingo, 17 de abril de 2011
Reste d’ontèé
Acontece às vezes o inusitado e por isso devo no momento prestar homenagem às pessoas que nasceram para receber, serem hostess, e, com dignidade e alegria.
Encontramo-nos de repente à beira-mar, abril, fim de tarde, ali perto na Banca do Teddy, já toda alvoroçada pela presença dessa família de amigos, alegres e felizes, os filhos sempre em festa com nossa chegada. Todos que passam, param para uma palavra de carinho ou um simples cumprimento.
Entre algumas bem geladas e diante daquele visual de causar inveja a qualquer praia do Brasil, joga-se conversa fora e aproveitamos para reforçar nossa ida definitiva para aquele paraíso. Repito-me: Guaratuba, perfume-se de maresia para receber de volta seus filhos!
Bastava essa motivação para que tudo se transformasse em festa, sem ter como recusar, somos direcionados à residência desses amigos, local aprazível, acolhedor, lindo, onde mesmo no inverno não se sente frio, tal o calor da acolhida.
A alegria estampada nas faces dos anfitriões, amigos e familiares é a prova mais real do nosso prazer em retornar. Saber-se bem-vindo e amado é o que todos buscam, porém poucos o conseguem.
Entre algumas geladas, surge o “Reste d’ontèé”, prato caprichado, cuja receita está trancada a sete chaves dentro do armário do peito, o coração, onde o ingrediente mais usado é o amor e o tempero é o carinho, aquecido pelo calor humano.
Esse prato homenageia o casal Rico e Tina e sua família, por isso não temos como oferecer aos nossos leitores a receita, já que o sentido é fazer que cada um tenha a idéia do que poderá oferecer aos amigos, com somente aquilo que tem dentro do peito.
O resto é ...alegria!!!
Texto e Fotos – Daniel MM
sábado, 2 de abril de 2011
Langue de boeuf sauce madère e petit pois
Língua de boi ao molho madeira e ervilhas
Ingredientes
01 língua bovina
01 cenoura em rodelas grossas
1/2 cebola picada
03 batatas médias descascadas
01 abobrinha pequena ralada
150 g de ervilhas frescas
02 c.s. caldo de limão
02 c.s. de parmesão
03 c.s. de leite
30 g manteiga
Sal a gosto
02 dentes alho amassados
01 c.s. de óleo de gergelim
Pimenta biquinha
Salsinha e cebolinha
Modo de Preparo
Lave a língua em água corrente e deixe de molho por 01 hora coberta de água com caldo de limão. Em nova água afervente por 10 minutos. Em nova água cozinhe a língua com parte da cebola picada, as cenouras, sal e alho, por 01 hora.
Retire a língua, tire a pele e reserve. Reserve também as rodelas de cenoura. Na água cozinhe as batatas, reserve. Fatie a língua em pedaços médios, cozinhe em água com 01 c..s.de caldo de limão por 5 minutos.
Escorra a água e leve ao fogo em panela grande e rasa, juntando o molho madeira e as ervilhas. Cozinhe por 10 a 15 minutos, desligue o fogo e mantenha a panela tampada. Sempre alerta quanto ao cozimento da carne, não muito mole.
Refogue a abobrinha em manteiga, temperando com sal e alho, após refogada, regue com óleo de gergelim e reserve.
Tire as peles da cenoura e faça um purê fazendo bolinhas.
Amasse as batatas, junte a manteiga, o leite e o parmesão, faça um purê.
Faça a arrumação no prato conforme foto, regando com o molho madeira, polvilhando a salsa e cebolinha, sirva com arroz.
Molho Madeira
Ingredientes
03 c.s. de manteiga
03 c.s. de farinha de trigo
04 colheres de caldo de carne
01 xícara de purê de tomate
01 copo grande de vinho Madeira
50 g de cogumelos fatiados
Modo de Preparo
Em uma panela, derreta 3 colheres de sopa de manteiga, em seguida, adicione a farinha, misturando bem para obter um (*) roux loiro. Umedeça com caldo filtrado (cerca de 4 colheres) e trabalhar com um batedor para obter um bom molho espesso. Adicione o tomate concentrado, vinho da Madeira, corte em pedaços e cozidos cogumelos (com suco). Tempere e deixe em infusão por alguns minutos.
(*)Roux Loiro:Numa panela derreter 50 gramas de manteiga e juntar a farinha. Mexer bem, deixando cozinhar uns minutos até que a farinha adquira uma tonalidade loira. Molhar aos poucos com o leite quente. Deixar cozinhar para obter a consistência de um creme. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada ralada.
Foto Ilustrativa
Assinar:
Postagens (Atom)