sexta-feira, 30 de abril de 2010
PITAYA
Hylocereus undatus (conhecida como pitaya vermelha), é uma espécie de pitaia pertencente ao gênero Hylocereus e a família Cactaceae. É uma planta rústica "xerofítica" da família das cactáceas, originaria do México tropical, Colômbia e as Antilhas, é disseminada na América Latina e cultivada nos quatro continentes e pode ser encontrada desde Israel até a China.
Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geléias, doces , saladas, iogurtes, tortas e etc.
É também utilizada em medicina caseira, como tônico cardíaco, seu gosto lembra um pouco o melão. Apesar de sua aparencia chamativa, o paladar é suave. As sementes têm efeito laxante. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.
A pitaia possui sabor suavemente adocicado e lembra o kiwi.
É composta por vitamina A e C, que funcionam como antioxidantes auxiliam na imunização do organismo, formação da pele, entre outros.
Contém os minerais: cálcio, ferro e fósforo, nutrientes que colaboram na manutenção dos ossos e dentes, contração muscular e na produção de células vermelhas.
Na hora de escolher, opte pelas frutas com coloração acentuada e cascas sem lesões.
(Foto Daniel MM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário