quinta-feira, 18 de março de 2010
Leitão pururuca
Ingredientes:
1 leitão, de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena, picada
½ xícara (chá) de salsinha, picada
¼ xícara (chá) de cebolinha, picada
suco de 1 limão
1 pimenta dedo-de-moça, em conserva
azeite, o quanto baste
sal, a gosto
Modo de preparo:
1. Comece preparando o tempero: num liquidificador, coloque a cebola, a salsinha, a cebolinha, o suco de limão e a pimenta dedo-de-moça. Bata por 1 minuto em velocidade alta ou até obter uma pasta homogênea.
2. Coloque o leitão numa assadeira. Passe sal sobre todo o leitão, por dentro e por fora.
3. Retire o tempero do liquidificador e passe por todo o leitão. Cubra a assadeira com filme plástico, leve à geladeira e deixe marinar por no mínimo 12 horas.
4. Retire a assadeira da geladeira e limpe todo o tempero da pele do porco. Este procedimento é necessário, pois o tempero queima muito facilmente, podendo comprometer o sabor e o tempo de cozimento do leitão.
5. Ligue o forno em temperatura alta (200 graus).
6. Coloque o leitão numa assadeira, untada com azeite ou, melhor ainda, sobre uma grade, própria para assados, que permite que todos os lados assem de uma só vez.
7. Cubra toda a assadeira com papel-alumínio, com o lado brilhante voltado para baixo, vedando o leitão muito bem.
8. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e deixe o leitão assar por 1 hora.
9. Retire a assadeira do forno e despreze todo o papel alumínio. Limpe a assadeira e volte o leitão sobre a assadeira untada ou sobre a grade.
10. Leve ao forno novamente por mais 1 hora, agora sem cobrir com papel-alumínio, ou até que a pele fique bastante dourada.
11. Para que a pele fique pururuca, o leitão deverá receber calor de cima para baixo no final da cocção (por no mínimo 10 minutos). Alguns fogões possuem esta função (que gratine alimentos). Outra solução é retirar o leitão do forno e deixar por 10 minutos na estufa do forno (que fica abaixo do forno).
12. Se o seu forno não possui nenhuma dessas funções, a última solução é aquecer um pouco de óleo e jogar sobre a pele do leitão (fora do forno), formando assim, a pururuca. Esta última opção é a menos recomendada, pois o leitão fica mais encharcado de gordura e portanto menos saboroso.
13. Sirva a seguir.
(Foto ilustrativa)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pra se temperar leitão ou leitoa (de-leite ou mamão) que ainda mamava qdo foi abatido, NÂO se deve jamais usar cebola,cebolinha e salsa, esses temperos azedam e adoçam a carne. Usa-se alho socado no pilador com sal, pimenta dedo-de-moça ou similar, óleo de soja e agrin ou vinagre (limão não recomendo pois amarga no assar). Unte a assadeira e faça uma cama com rodelas de abacaxi ou batatinha. Não é preciso cobrir o assado com folha de alumínio pra leva-lo ao forno, mas é preciso regar (com a gordura e sucos que se formam na própria assadeira )quando ganhar cor. É muito mais fácil do que aparenta!! Abraços. . .
ResponderExcluirOlá Jamal, obrigado pelas dicas, nossos leitores também agradecem. O gosto pela cozinha é que nos une. Abraços
Excluir