1 frango caipira (cortado em pedaços pequenos e sem pele.
1k de quiabo (cortado em rodelas de um (1) centímetro
6 dentes de alho (socados ou triturados)
1 cebola grande (cortada em pedacinhos pequenos)
Sal (o suficiente para temperar o frango e, por último, temperar o ensopado)
Pimenta-do-reino (facultativo)
½ xícara de óleo (Em Minas Gerais, as cozinheiras usam gordura de porco)
3 xícaras de óleo (ou gordura de porco)
1 limão (ou vinagre)
1 chaleira de água (bem quente)
Modo de Preparo
1º) Corte o frango em pedaços pequenos e retire toda a pele, deixando a banha que o envolve (a banha do próprio frango servirá para cozinhá-lo, deixando-o com uma cor dourada; o excesso de óleo será retirado depois do cozimento). Esfregue os pedaços com limão (ou vinagre), temperando-os, logo a seguir, com quatro (4) dentes de alho espremidos, sal, pimenta-do-reino e vinagre. Refogue os pedaços (já temperados) em meia (½) xícara de gordura de porco bem quente. Vá revirando os pedaços com um garfo comprido e colocando água fervente, aos poucos, para cozinhar (não deixe o fundo da panela queimar!). Depois de refogar os pedaços de frango, até que fiquem dourados e cozidos, acrescente a cebola cortada em pedacinhos, deixando-a dourar no molho do frango. Em seguida, retire a panela do fogo, escorra o excesso de óleo, deixando os pedaços de frango na mesma panela.
2º) Lave os quiabos, corte-os em rodelinhas (rodilhas) pequenas, e enxugue-os em um pano de prato limpo. Frite rapidamente os pedaços de quiabo nas três (3) xícaras de gordura de porco bem quente e depois enxugue-os com papel-toalha, para retirar o excesso de gordura (Atenção: é só jogar os quiabos na gordura quente e retirá-los logo; este é o segredo do quiabo sem baba).
4º) Acrescente os pedaços de quiabo ao frango (previamente cozido) e o refogado de alho (os dois (2) dentes espremidos), levando a panela novamente ao fogo por alguns minutos, até que os pedaços de quiabo amoleçam e peguem o gosto do frango. Não se esqueça de acrescentar mais um pouco de água fervente (para o famoso caldinho) e não deixe de provar o caldo antes de servir (se houver necessidade, acrescente mais sal).
Se você quiser dar cor, use extrato de tomate (não esqueça de refogá-lo antes em um pouquinho de óleo quente) ou use colorau.
(Fotos de Daniel MM)
0 comentários:
Postar um comentário